quinta-feira, 15 de julho de 2010

Creatina !



Enfim Liberada!

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou na terça-feira dia 27/04/2010 novas regras para alimentação de atletas que, entre outras medidas, libera a comercialização de suplementos de creatina no país.

O que é Creatina?

É um aminoácido geralmente encontrado nos alimentos ricos em proteína como a carne vermelha e o peixe. A Creatina não é um esteróide. O fosfato de creatina é utilizado pelos músculos para gerar energia nos 10 primeiros segundos de um trabalho intenso.
Acredita-se que 95-98% de toda a creatina disponível em nosso corpo está estocada nos músculos. O restante (2-5%) está em várias outras partes do corpo, incluindo o cerebro.

A suplementação ajuda a saturar seus músculos com creatina. Quando o músculo armazena doses extras de creatina, há mais combustível reservado para exercícios intensos que podem resultar em aumentos significativos de energia.


Benefícios da Creatina

- Garante energia adicional para os músculos.

Quando você está fazendo uma atividade de explosão muscular, os seus músculos vão precisar de energia rápida. Esta energia é provida através da ATP. Quando os músculos usam a ATP como fonte de energia, ela é quebrada em duas substâncias mais simples chamadas ADP (Di-Fosfato de Adenosina) e fosfato inorgânico. Este processo libera energia para os músculos se contrairem, mas infelizmente não temos um estoque infinito de ATP.

É aqui que a creatina desempenha seu papel, ela entra em reação com a ADP. Quando a creatina entra em reação com a ADP ela transforma-a de volta em ATP, e mais ATP nos seus músculos resulta em mais força.


- Aumento da Síntese Protéica

A creatina faz aumentar a síntese de proteína. Quanto maior a síntese, maior o ganho de massa muscular.


- Volume dos músculos

Quanto mais creatina uma célula do músculo levar, também eleva-se a quantidade de água em seu interior, isto é, promove um fenômeno chamado volumização das células ou hidratação intracelular. Quando você toma creatina, a célula muscular é hidratada e ela aumenta de tamanho. Quando a água entra no músculo, ela cria um ambiente mais propício para o crescimento de novos músculos, pois a água leva também para dentro do músculo nutrientes importantes, como as proteínas, vitaminas e minerais.

*Lembrete: "Esse produto não substitui uma alimentação equilibrada e seu consumo deve ser orientado por nutricionista ou médico."


Disponível em : < http://sempreon.blogspot.com/2008/02/creatina-quais-seus-beneficios.html > Acesso em: 13 de julho de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário