quarta-feira, 14 de julho de 2010

O exercício correto para cada tipo físico.


Cada pessoa tem determinadas características fisiológicas e morfológicas, e por isso devem ser selecionados exercícios específicos para cada tipo físico. Dependendo do predomínio de tecido adiposo, de músculos ou de ossos, a classificação divide-se em: mesomorfo, ectomorfo e endomorfo.

Mesomorfo: visivelmente musculoso
Neste tipo de corpo a massa muscular predomina sobre o tecido adiposo e os ossos. A combinação de atividades é ideal para conservar um equilíbrio entre a massa muscular e o peso corpóreo. As pessoas com corpo mesomorfo devem realizar um treinamento aeróbico ou cardiorrespiratório pelo menos duas vezes por semana, com mais um dia de exercícios com peso. Devem fazer séries de 3 a 8 repetições com pouco descanso entre elas. Os exercícios cardiorrespiratórios devem ser feitos com um intervalo de 72 horas; por exemplo, um dia de escalada e outro de bicicleta. Os exercícios com pesos mais recomendados são: peso morto, remo, de fundo, flexão com barra reta e ombros combinados.

Ectomorfo: esteticamente magro
É o tipo de corpo onde predominam os ossos sobre o tecido adiposo e os músculos. As pessoas com este tipo de corpo são magras por natureza e não perdem a definição muscular nem a condição física com a inatividade. Deve-se aproveitar o treinamento com pesos para manter o tamanho e a definição dos músculos e, dessa forma, aumentar o volume que por natureza as pessoas com corpo ectomorfo não possuem. Para os membros inferiores deve-se dar prioridade aos seguintes exercícios com peso: agachamento, quadríceps com aparelhos, isquiotibiais e elevação dos calcanhares (gêmeos). Os melhores exercícios para os membros superiores são: press elevado com peso, press de banco (supino vertical), curl de bíceps sentado e extensões de tríceps. A melhor maneira de planejar a rotina dos exercícios consiste em três séries de oito repetições por exercício, três vezes por semana e um breve descanso entre as séries. Ao final da rotina deve-se acrescentar exercícios aeróbicos de 30 minutos se seu desejo não for hipertrofia.

Endomorfo: geneticamente flácido
As pessoas com o corpo endomorfo tendem a aumentar de peso e, geralmente, possuem maior quantidade de gordura sobre os músculos e os ossos. Devem dar especial atenção à alimentação e intensificar a atividade física para aumentar o consumo energético sobre a ingestão de calorias. Os exercícios com pesos para este tipo de corpo devem servir só como complemento e é importante que se aumentem os exercícios aeróbicos. Recomendam-se dois dias de exercícios (trotar, correr), intercalando-se com bicicleta ou natação. Outra opção pode ser a ginástica aeróbica (steps, aerobox, etc.) que aumenta a queima de gordura.

E vamos a Luta!


1 Disponível em: <http://bemstar.ig.com.br > Acesso em: 09 setembro 2009

7 comentários:

  1. Muito legal o blog, Diego. Eu tenho esse tipo endomorfo e um grave problema para perder barriga. Jogo bola uma vez por semana e tava pensando num tipo de exercício que não fosse chato (não suporto ficar correndo em cima de esteira ou mesmo numa avenida). Será que a natação, apesar de também ser chata, pode surtir bons efeitos para perda de barriga? Prefiro exercícios sem impacto, como bicicleta e natação...

    ResponderExcluir
  2. eu sou ectomorfo que tristeza ;/ hehehehe boa a matéria!

    ResponderExcluir
  3. Muito boa materia, vc tiro uma duvida incrivel que tinha sobre meu tipó fisico, estava fazendo exercicios errados afim de perde peso, sendo que devia fazer mais exercicios aerobicos, obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Caires esse é o intuito do Blog sanar muitas dúvidas.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela iniciativa Diego. Fiquei sabendo pelo orkut. No entanto me chamou a atenção as dicas para indivíduos ectomorfos. Para esses indivíduos 30 min de atividade aeróbia após a musculação poderá ser um tiro no pé, se o mesmo visar hipertrofia muscular.

    Pense bem nessas "prescrições gratuitas", você não vê médico consultando pela internet. Valorização profissional acima de tudo. Não leve isso para o lado pessoal. Apenas uma observação de um bacharel em Educação Física e especialista em Fisiologia do Exercício.

    ResponderExcluir
  6. Tasca, jogador caro do Colorado F.C.
    já era provado antes, mas agora a certeza, sou magro de natureza e não tenho tendência a engordar kakaka.. muito bom o teu blog, bons assuntos.. seria interessante colocares, os beneficios dos principais esportes praticados(futebol, vôlei, basquete, handbal, natação, ciclismo, etc..) fazer um breve comentário sobre cada um, e falar sobre a alimentação que cada tipo de atleta deveria seguir...(principalmente do volei ahoihauo).
    Muito sucesso aí com o blog, e grande iniciativa em colocar na comunidade do Leão, existem muitos sedentários lá haoiuaho...
    Abração,

    Gabriel

    ResponderExcluir
  7. Charles

    Não acredito que o site vá desmerecer a profissão de ninguém, apenas será mais uma ferramenta alternativa para o público.

    ResponderExcluir