quarta-feira, 14 de julho de 2010

Carboidratos a fonte da vida!



Alimentos com carboidratos de qualidade
A dieta de carboidratos de fraca qualidade inclui alimentos que têm poucos nutrientes além dos carboidratos e gordura. Alimentos de carboidratos deste tipo incluem bolos, bolachas, doces e outros tipos de alimentos com açúcar.

Boas escolhas de carboidratos
Se pretende começar a fazer escolhas mais saudáveis em termos de carboidratos, aqui ficam algumas sugestões:

- Troque o pão branco por pão integral. Quanto mais escuro melhor, porque significa que foi menos processado. Quando comer sandes ou tostas, opte por usar este tipo de pão.
- Se comer bolachas e snacks, comece a comer os que têm aveia como ingrediente base e reduza nas gorduras e sódio.
- Beba leite meio gordo em vez de leite gordo, que tem mais gorduras. Se quiser leite magro, compre com reforço de cálcio.
- Consuma menos açúcar branco e óleos para cozinhados. Compre adoçantes e faça a comida com outras gorduras.

Quantidade de carboidratos a ingerir
Os nutricionistas indicam os 60% como valor diário que deve chegar pela ingestão de carboidratos. Para saber exactamente o número de calorias em carboidratos, basta multiplicar as calorias que pretende ingerir diariamente por 0,6. Por exemplo, se ingerir 2.000 calorias, deve consumir 1.200 calorias de carboidratos. Como cada grama de carboidratos tem 4 calorias, então basta dividir as 1.200 calorias por 4, para saber quantas gramas tem de ingerir de carboidratos. Neste exemplo seriam 300g (1.200 / 4).

Com estes cálculos simples, saberá mais ou menos a quantidade de carboidratos que deve consumir na sua dieta.

Fibra como carboidrato
A fibra é uma fonte importante de carboidratos, originária das frutas, vegetais e leguminosas.

Existem dois tipos de fibra, a solúvel e a não solúvel. A fibra solúvel ajuda a controlar o açúcar no sangue e a baixar o colesterol. A fibra não solúvel reduz o risco do cancro do cólon. Sempre que comprar comida de pacote, procure saber o conteúdo de fibra existente.
Os números avançados por nutricionistas, indicam que um adulto deverá ingerir entre 20 a 35 gramas de fibra diariamente.

Fontes de fibra solúvel
Algumas das melhores fontes de fibra solúvel incluem:

- Feijões
- Ervilhas
- Legumes
- Aveia
- Citrinos
- Morangos
- Cenouras
- Bananas

Fontes de fibra não solúvel
Algumas das melhores fontes de fibra não solúvel incluem:

- Pão integral
- Cereais de aveia
- Arroz
- Couves de Bruxelas
- Frutas e vegetais com casca


Os carboidratos são fontes essenciais para o nosso corpo funcionar correctamente, por isso deverá conhecer exactamente o que precisa, em termos de quantidade, para escolher alimentos que sejam ricos em carboidratos. Tanto na escolha para emagrecer quanto para engordar.
Disponível em: < http://ganharpeso.info/2008/10/13/alimentos-com-carboidratos/ > Acesso em: 12 julho de 2010

Um comentário:

  1. Achei esta explicação o maximo, pois estou chegando perto de ser uma diabético e ainda estava cheia de duvidas do que eu poderia comer.
    Achei a lista dos carboidratos que podem ser comsumida muito boa e é tudo que eu gosto.Eua sabia que os carboidratos são muito importantes, mas não sabia quais consumir.
    obrigado pela orientação.
    Marilei - São Paulo

    ResponderExcluir